domingo, 24 de maio de 2009

Questionário de Geografia

Questionário de Geografia
Página 58

2 – Explique o que são barreiras tarifárias ou comerciais e qual seu objetivo. Informe se eles ainda são utilizados no comércio internacional nos dias atuais.

“ São formas de tributar as mercadorias que chegam de outras nações, encarecendo o custo de revenda no país de destino dificultando o seu acesso aos mercados de tal país. Hoje essas barreiras são utilizadas em diversos setores, principalmente o agrícola. ”

3 – Aponte os fatores que impulsionáramos países europeus, o Japão e os EUA a se lançarem na empreiteira neocolonial.

“Busca por mão de obra barata, matérias primas e mercados compradores de seus produtos industriais e de aplicação dos capitais excedentes. ”

5 – O historiador Africano Abert Boahen em artigo da revista: o correio da UNESCO, de julho de 1984 ano 12 número 07 página 34, editada no Brasil, até 2003, pela fundação Getúlio Vargas, Faz a seguinte citação:
“ [ ... ] Assim, no sistema colonial, os africanos na maioria dos casos, dedicam-se a produzir o que não consumiam e a consumir o que não produziam [ ... ] ”

“ O modelo agrícola implantado pelo neocolonialismo e pelo imperialismo na África, com base na agricultura de exportação, é responsável, em larga medida pela situação de fome ou de desnutrição que assola o continente nos dias atuais. ”

6 – Trabalhando com a figura 3.6:
a) Localize no mapa a África Ocidental Francesa em 1914. Em seguida compare esse mapa de divisão política atual ( página 157 ) e aponte cinco países que correspondia, no passado à África Ocidental Francesa.

“ Níger, Mali, Mauritânia, Senegal, Sana, Guiné. ”

b) Faça o mesmo em relação as colônias britânicas do sul da África

“ África do sul, Lesoto, Botsuana, Zâmbia, Zimbábue.”

7 – Explique as conseqüências da desestruturação do sistema produtivo interno da sociedade Africana e Asiáticas resultante da penetração do capitalismo, do neocolialismo as da colonização européia.

“ A desestruturação da agricultura original e sua substituição pela agricultura comercial de exportação; A desestruturação das manufaturas e artesanatos locais pelos produtos da indústria européia. Enfim a destruição dos sistemas produtivos originais causou a fome e a interrupção do desenvolvimento tecnológico que poderia conduzir à industrialização.”

Artes 7ª "D"

ARTES

A arte no ente guerras

Século XX período dos “ismos”
- Fovismo
- Cubismo
- Etc

Fovismo

Os primeiros desses movimentos revolucionários a se apresentar em público foi fovismo. Henri Maitisse ( 1869 – 1954 ) é um grupo de amigos, em que se incluíam Derain, Vlaminck e Roualt, contribuíram com um conjunto de quadros para uma exposição em Paris ( 1905 ), vendo – se logo rotulados de “ feras ” ( fauves ) e suas obras descritas como “ borrões ingênuos e selváticos de uma criança brincando com sua caixa de tintas ” A cor agressiva e não = natural era certamente uma caracterpistica do fovismo, com raízes no divisionismo Lírico de Signac e Cross, no uso decorativo, por Gaugim, da áreas planas de cor não representativa e na realmente aplicação da tinta, associada à técnica pictória de Van Gogh. Matisse foi, de longe, o maior artista do grupo. A agressividade nunca fez parte do seu programa, apesar de que os quadros que pintou por volta de 1905 incluam os maiores violentos de sua carreira. Embora alguns de seus amigos viessem no livre emprego de forma e cor um meios de autodramatização, Matisse fundiu cor e forma para expressar suas reações óticas e emocionais em função de seutema e construiu suas tela a partir de unidades de cor – forma arduamente conseguidas.

Cubismo

Por essa altura, contudo o interesse entra os contemporâneos mais jovens de Matisse já se estava afastando do Fovismo para um modo aparentemente mais objetivo do pintor. A morte de Cézanne, em 1906, seguida de uma exposição retrospectiva em 1907, atraiu as atenções para o que conseguira com o criador de uma nova relação ente o quadro e o mundo objetivo. O joven espanhol Pablo Picasso ( 1881 ) passara a mocidade em Barcelona, onde ele e seus amigos consideravam o Art Nouveau como uma abertura para uma arte nova, livre e expressiva. Após várias visitas a Paris, Picasso instalou – se em 1904 na capital francesa.

Os antecessores do Cubismo

Paul Cezame – Banhistas ( La grand Baignade )
Von Gogh – Auto Retrato
Parl gareguin – De onde viemos? Quem somos? Para onde vamos?
Henri Matisse – Harmonia em vermelho

Cubismo

A fase cubista Pablo Picasso
· O artista em seu Atelles
· Estudo e obra “madeiselle d´avion”
· “Mulher” e máscara Babang do Congo
· Três mulheres
· Taça com fruya e pão sobre a mesa
· Guernica
· Cabeça de Mulher