domingo, 24 de maio de 2009

Questionário de Geografia

Questionário de Geografia
Página 58

2 – Explique o que são barreiras tarifárias ou comerciais e qual seu objetivo. Informe se eles ainda são utilizados no comércio internacional nos dias atuais.

“ São formas de tributar as mercadorias que chegam de outras nações, encarecendo o custo de revenda no país de destino dificultando o seu acesso aos mercados de tal país. Hoje essas barreiras são utilizadas em diversos setores, principalmente o agrícola. ”

3 – Aponte os fatores que impulsionáramos países europeus, o Japão e os EUA a se lançarem na empreiteira neocolonial.

“Busca por mão de obra barata, matérias primas e mercados compradores de seus produtos industriais e de aplicação dos capitais excedentes. ”

5 – O historiador Africano Abert Boahen em artigo da revista: o correio da UNESCO, de julho de 1984 ano 12 número 07 página 34, editada no Brasil, até 2003, pela fundação Getúlio Vargas, Faz a seguinte citação:
“ [ ... ] Assim, no sistema colonial, os africanos na maioria dos casos, dedicam-se a produzir o que não consumiam e a consumir o que não produziam [ ... ] ”

“ O modelo agrícola implantado pelo neocolonialismo e pelo imperialismo na África, com base na agricultura de exportação, é responsável, em larga medida pela situação de fome ou de desnutrição que assola o continente nos dias atuais. ”

6 – Trabalhando com a figura 3.6:
a) Localize no mapa a África Ocidental Francesa em 1914. Em seguida compare esse mapa de divisão política atual ( página 157 ) e aponte cinco países que correspondia, no passado à África Ocidental Francesa.

“ Níger, Mali, Mauritânia, Senegal, Sana, Guiné. ”

b) Faça o mesmo em relação as colônias britânicas do sul da África

“ África do sul, Lesoto, Botsuana, Zâmbia, Zimbábue.”

7 – Explique as conseqüências da desestruturação do sistema produtivo interno da sociedade Africana e Asiáticas resultante da penetração do capitalismo, do neocolialismo as da colonização européia.

“ A desestruturação da agricultura original e sua substituição pela agricultura comercial de exportação; A desestruturação das manufaturas e artesanatos locais pelos produtos da indústria européia. Enfim a destruição dos sistemas produtivos originais causou a fome e a interrupção do desenvolvimento tecnológico que poderia conduzir à industrialização.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário