domingo, 29 de março de 2009

geografia

Questionário ( página 26 e 27) do livro de geografia

1- Explique por que a expressão países em desenvolvimento pode levar a uma compreensão errônea.

“ Essa expressão supõe a evolução em direção a uma situação melhor, entretanto, isso nem sempre é verdade. ”

2-Explique esta afirmação: “O uso das expressões países subdesenvolvidos e países em desenvolvimento é generalizante; assim, devemos tomar cuidados ao usá-las quando nos referimos a todos os países.”

“Existem maiores ou menores graus de desenvolvimento e de dependência aos centros mundiais de poder.”

3-Até quando era correto regionalizar o mundo em países de primeiro, segundo e terceiro mudo? Explique as razões das limitações do uso dessas expressões nos dias atuais.

“As expressões primeiro, segundo e terceiro mundo refletem a interpretação do mundo à época da guerra fria, quanto a ES- URRS era a divisora de águas entre o primeiro e o terceiro mundo. Com o fim de URRS e sua dissolução na CEI em 1991 a nomeclatura sentidos.”

4- Faça uma comparação entre as características do sistema socialista e do capitalista, quanto às formas de organização da economia e da sociedade.

“Capitalismo: Existência da propriedade particular ou privada dos meios de produção; mercado econômico sujeito à livre concorrência; Existência de várias classes sociais.
Socialismo: Inexistência da propriedade particular ou privada dos meios de produção; direção centralizada da economia. Existência de apenas uma classe social.”

5-Aponte algumas observações e ressalvas que podem ser realizadas ao interpretarmos a figura 1.5.


6- Aponte os entraves decorrentes de dívida externa para os países subdesenvolvidos.

“ O cumprimento dos serviços da dívida externa com as exportações dos países subdesenvolvidos geram um déficit na balança comercial. As exportações geralmente são de matérias-primas e agropecuárias de baixo valor monetário, e as importações de produtos industrializadas e tecnologia.”

7- Você pode concordar ou discordar das afirmativas desde que explique:

a) Apesar do fim do socialismo real, de esse sistema ter sido substituído por outro nos antigos países socialistas, o capitalismo ainda não se tornou o sistema hegemônico no mundo.

“ Há sociedades com sistemas mistos, como a China, e sociedades com o governo que mesclam. O sistema capitalista com teocracias. Além desses modelos há milhares de sociedades tribais na Ásia, África e na América do Sul, que não se tornaram sociedades propriedades capitalistas. Entretanto apesar das particularidades apontadas, são o capitalismo e os países centrais que estabelecem a ordem mundiais que mais lhe convém, assim, é o sistema hegemônico em escala planetárias.”

Um comentário: