sábado, 28 de março de 2009

O "ballet" da ortografia

Às vezes quero dizer que saí e mandam botar __________(1) no “i”, porque senão quem sai não sou eu é o outro – e é aí que está a diferença.
Falam — se de ditongos, em hiatos ____________ (2) proparoxítonas palavra que me trazem amargas __________ (3) de uma _____________ (4) cheia de zeros.
Quando vou a uma festa, nunca sei se devo dançar com “ç” ou com ”s”. Só depois dos primeiros passos é que percebe “dansar” com “s” não sabe __________ (5). E quem ___________ (6) fica cansado com “s” porque ninguém se “cança” com “ç”.
_____________ (7) é com “___” (8), mas quem garante que se eu “____________” (9) com “___” (10) ninguém vai ouvir.
Caçar é com “ç” mas também tem cassar com “ss” mas isso se explica: ______-se (11) um bicho e ______-se (12) um documento. Só não se pode ____________(13) o documento de um sujeito que esteja ____________ (14) sem documento.
Que a língua portuguesa tem seus truques, lá isso tem: o próprio truque com “que”, é uma adaptação do ________ (15), provando que a língua brasileira tem um certo “q”.
Mas isso não impede que o balé brasileiro seja dançando em __________ (16), pois a palavra balle ____________ (17) mais, tanto que usei no título. Mas vamos deixar isso pra lá, que falando a gente se entende.

1- acento 7-Buzina 13- cassar
2- dissílabo 8- z 14- caçando
3- recordações 9- buzina 15- Francês
4-infância 10- s 16- Francês
5- dança 11- caça 17- impressionava
6- dança 12-cassa

Um comentário:

  1. Muito bom. Na aula de português da unisinos a anos atras nós estudamos este texto. Muito bom e agradável. Parecia mais fácil identificar as diferenças a alguns anos atrás...talvez seja a idade...e dançar também..ou danssar....kkk

    ResponderExcluir